A História do JavaScript – A linguagem mais famosa do mundo

A História do JavaScript – A linguagem mais famosa do mundo

28/07/2018 0 Por Alisson Suassuna

Hoje vamos conhecer a História do JavaScript, a linguagem de programação mais famosa do mundo, mas o que levou a ter esse título? Como iniciou? Qual problema resolve? Quem foi seu criador? Responderemos a todas essas perguntas.

História do JavaScript
1992 – Criação da linguagem Cmm

A linguagem JavaScript veio de uma outra linguagem que foi desenvolvida em 1992 por uma empresa chamada Nombas, entretanto essa empresa logo foi comprada pela OPENWAVE, a equipe da Nombas estava desenvolvendo uma tecnologia chamada Cmm que significava C–, esse nome era uma “brincadeira” que se referia a linguagem C++. O objetivo do Cmm era ser mais simples para facilitar o aprendizado, tempos depois a equipe de desenvolvimento resolveu rebatizar o nome da linguagem para ScripEase que também era uma “brincadeira” a outro nome, acredito que vocês já sabem qual. Em 1994 a linguagem ScriptEase chamou a atenção de uma grande empresa, a Netscape, já vimos um pouco da história dessa empresa no artigo história do html. A Netscape pegou o projeto e melhorou para utilizar em seus próprios produtos.

1995 – Brendan Eich e o surgimento do JavaScript

História do JavaScript

Brendan Eich assumiu o projeto da linguagem ScriptEase e rebatizou para mocha, pouco tempo depois houve mais uma mudança de nome, antes do seu grande lançamento a linguagem foi renomeada para LiveScript, a mesma começou a integrar a família Netscape a partir da versão 2.0 que foi lançada no mesmo ano do seu lançamento. Nesta época a empresa Netsacpe estava em negociação com a empresa Sun Microsystems a ideia era desenvolver tecnologias para rodar nos navegadores, e a Sun estava preste a lançar um dos seus maiores projetos no mercado a linguagem Java, e todos diziam na época um jargão bem famoso “Java é a linguagem do futuro” as duas empresas observando esse sucesso todo, tiveram uma ideia para fazer uma grande jogada de marketing, e eles fizeram, mas gera confusão até hoje, a grande ideia das duas foram juntar os nomes dos seus respectivos projetos LiveScript e Java, assim surgiu o nome JavaScript.

Java = JavaScript ?? – A História do JavaScript

História do JavaScriptEssa confusão fica ainda pior quando vemos essa imagem, que está totalmente equivocada, como acabei de citar foi uma grande jogada de marketing feito pelas duas empresas, porém a maioria do mercado caiu nessa jogada, e sim até hoje tem pessoas que acreditam que as duas tecnologias são a mesma coisa, e essa ideia se reforça ainda mais quando partimos para analisar a sintaxe das duas, porém tem uma resposta muito clara para isso, a forma de escritas são parecidas porque elas foram desenvolvidas tendo a linguagem C como referência, e sim existe várias outras que foram desenvolvidas dessa forma, são chamadas de Clikes, que são linguagem semelhantes ao C, como virmos o JavaScript veio lá do Cmm que era uma brincadeira com o C++, passou por vários outros nomes e evoluções, no fim por uma questão de marketing carrega em seu nome a palavra Java. Então meus caros quando vocês verem a imagem da xicara de café com o nome JavaScript saiba que essa imagem está totalmente errada. Em fim a jogada de marketing deu certo e a Netscape ganhou vários novos usuários.

1996 – Microsoft cria sua própria linguagem de script

História do JavaScriptEm 1996 um ano depois do lançamento da tecnologia JavaScript, a Microsoft também decidiu criar sua própria linguagem de script dentro do seu navegador Internet Explore, a escolha natural seria o VBScript que era a tecnologia já bastante utilizada pela empresa em vários produtos como World, Excel, porém essa linguagem não teve muita aceitação do mercado, pois todos já estavam desenvolvendo em JavaScript, então a empresa resolveu desenvolver a linguagem JScript.

1997 – Netscape vai até o Ecma

História do JavaScript

Para conseguir maior reconhecimento do mercado a Netscape entrou em contato com a Ecma INTERNATIONAL (Associação europeia de fabricante de computadores) a Ecma é uma associação dedicada a padronização de sistemas de informação, a mesma criou as especificações da linguagem C#. Naquele mesmo ano o Ecma anunciou uma versão padronizada, que é a Ecma 262 ou EcmaScript. O EcmaScript é uma versão padronizada do JavaScript criada pela Netscape, isso foi uma estratégia adotada pela empresa para ter seu nome associado ao Ecma por referência de padrão, hoje tudo passa primeiro pelo Ecma para ser reconhecido como padrão na linguagem, na data dessa publicação, a versão mais recente é a Ecma2018 ou ES2018, e isso também gera outra confusão, pois muitos acham que a linguagem JavaScript também está na versão 2018 quando na verdade está na sua versão 1.8.8 esse último 8 se refere a especificação do Ecma.

JavaScript Moderno – A História do JavaScript

Vários programadores tinha um certo “preconceito” com a tecnologia, mas hoje o JavaScript se consolidou no mercado, é a linguagem de programação mais usada no mundo, caiu no gosto dos programadores, e hoje é possível criar projetos para todo tipo de aplicação com a linguagem.

Tecnologia criadas a partir do JavaScript

História do JavaScript

Recomendações de Estudos

O curso que vou está recomendando a vocês hoje é o Curso Web Moderno com JavaScript! COMPLETO 2018 + Projetos, criado pelo professor Leonardo Moura Leitao, um dos cursos mais completos que já vi, já são mais de 400 aulas postadas e ainda está em desenvolvimento ótimo curso, vale cada centavo.

O que aprenderei?

  • Tudo que vc precisa saber para construir aplicações modernas para Web
  • HTML, CSS, JavaScript, React, VueJS, Banco de Dados e muito mais

  • Base sólida de Javascript com os novos recursos da linguagem

  • Funções, Objetos, Array, Prototype, Clousure…
  • Usar JS para interagir com o DOM, requisições Ajax, ferramentas de build (Webpack e Gulp)
  • Paradigmas de programação aplicados em JS
  • Criar projetos integrando o que aprendemos no curso

Recomendação de Livro

Esse livro é muito bom pessoal, quem deseja se tornar um ótimo profissional Front End precisa ler.

Resumo do Livro

Bem-vindo a uma melhor maneira de aprender HTML & CSS. Se você quer projetar, construir do zero ou ter mais controle sobre um site existente, este livro lhe ajudará a criar conteúdos atrativos e amigáveis. Sabemos que código pode ser um pouco intimidador, mas dê uma olhada e veja como este guia difere dos livros de programação mais tradicionais.

Avisos

Gente todo esse material que recomendo, é o meu material de estudo, jamais iria recomendar algo sem conhecer bem. Por favor caso você tenha mais alguma informação sobre o conteúdo que não tenha sido citado no post, deixa nos comentários, caso tenha gostado clica no botão curtir e compartilha o blog para todos os seus amigos, me ajuda a alcançar mais e mais desenvolvedores que estivejam precisando aprender mais sobre FrontEnd.