Olá pessoal, hoje vamos sair um pouco do código para entender a História do html, sim, vamos viajar no tempo e saber como a linguagem da internet foi criada, quando, onde e por quem? Particularmente acho muito importante nós desenvolvedores saber a história das tecnologias que trabalhamos, entender os motivos pelos quais foram desenvolvidas, mas chega de enrolação e vamos ao que interessa, A História do HTML.
1990 – surgimento do protocolo TCP/IP
Tínhamos algumas tecnologias que ajudavam na navegação, exemplo o projeto Gopher.

Os usuários utilizavam as setas do teclado para fazer a navegação, não existia, imagens, links, vídeos etc, o que tínhamos era opções de múltipla escolha onde escolhíamos o menu para acessar determinado conteúdo. No mesmo ano um cara chamado Tim Berners-Lee sugeriu a criação do padrão de construção de documento de Hipertexto.
06/08/1991 – Primeiro site
Essa data marca um grande passo para o mundo da web, pois foi a data que o primeiro website foi publicado na internet e até hoje está online, caso queira ver só acessar clique aqui.

Nessa época já era necessário o uso dos navegadores para acessar o conteúdo da internet, e existia vários, como o midias www, viola www e o selo, mas nenhum deles foi adiante.
1992 – Surgimento do Navegador Mosaic
O navegador Mosaic foi desenvolvido NCSA em Illinois, o mesmo tinha suporte para exibição de conteúdo multimídia e por esse motivo teve mais sucesso na época.

Essa imagem mostra como era exibido o conteúdo no Mosaic, mas o sucesso durou apenas dois anos. Os desenvolvedores do NCSA decidiram partir para um projeto maior, e alguns programadores saíram do órgão e fundaram uma empresa.
1994 – O surgimento da Netscape

O projeto Mosaic foi aprimorado e foi batizado de Netscape, o qual surgiu dentro de uma universidade agora se tornou uma empresa, e em 1995 surgiu vários outros navegadores, IBM WebExplore, UDI WWW que foi o primeiro navegador a suportar HTML3, e a primeira versão do Internet Explore que deu início a uma briga judicial entre a Microsoft e a Netscape, mas isso é assunto para outro artigo.
1996 – Netscape vs Internet Explore

Em 1996 o panorama era o seguinte cenário, 86% dos usuários utilizavam o navegador Netscape, porém a Microsoft fez uma jogada de marketing muito bem feita e incluiu o seu navegador embutido no seu sistema operacional Windows, e em apenas dois anos 90% dos usuários passaram a utilizar o Internet Explore. A Netscape entrou na justiça contra a Microsoft, e ganhou o processo, a Microsoft retirou a instalação automática do Internet Explore do seu sistema Windows, mas a Netscape não conseguiu reconquistar os usuários, em 1998 a situação da empresa era grave e em 1999 acabou sendo vendida para a (AOL) america online.
Fundação Mozilla

Os programadores que vieram do projeto Mosaic lá atrás e continuaram com Netscape decidiram criar a Fundação Mozilla e criaram outro navegador o Mozilla Firefox, e por quase dez anos o mesmo foi amplamente utilizado se tornando um dos principais navegadores.
2008 – Google entra no mercado
Em 2008 a toda poderosa Google decide entrar no mercado de browsers, surgindo assim o Google Chrome, atualmente os dois navegadores tem boa parcela dos usuários, sendo que o Chrome tem uma vantagem em relação ao Firefox. Até aqui tivemos uma introdução sobre os navegadores isso é necessário para que possamos entender toda A História do HTML.
A História do HTML
1990 – HTML A Primeira versão
Agora vamos entrar mais a fundo na História do HTML e para isso vamos voltar mais uma vez no tempo para 1990, onde foi criada a primeira versão do HTML, a mesma ficou ativa por cinco anos ela tinha como principal característica o suporte a hipertexto.
1995 – HTML A Segunda e Terceira versão
Nessa segunda versão o seu criador o Tim, fundou um grupo chamado HTML Working Group, a tecnologia foi ganhando cada vez mais adeptos e as empresas de navegadores começaram a auxiliar no desenvolvimento da linguagem, mas surgiu um grande problema, pois as empresas que estavam ajudando no desenvolvimento queriam criar suas próprias tags de marcação e não existia um padrão, esse foi o maior problema da versão 2 do HTML, e por esse motivo no mesmo ano foi sugerida a versão três da linguagem só que dessa vez tudo seria controlado por um consórcio independente chamado W3C (World Wide Web Consortium) o mesmo seria gerenciado pelo próprio criador do HTML o Tim.
1997 – HTML A Quarta Versão
Dois anos após a versão três, surgiu a versão quatro da linguagem e essa sim durou por vários anos, e muita gente ainda usa essa versão até hoje.
2004 – W3C perde sua credibilidade

Em 2004 a W3C tomou uma decisão que deixou muita gente insatisfeito, ela queria acabar com a versão 4 do HTML e lançar uma nova versão baseada na tecnologia XML, Extensible HTML mais conhecida como XHTML, ou seja, a evolução do HTML teve um rompimento, a W3C queria começar tudo de novo se baseando no XHTML 1.0, quando a W3C fez o anúncio oficial que o HTML 4 acabaria e no lugar ficaria o XHTML 1.0 as empresas que desenvolvia os navegadores ficaram preocupadas.
Surgimento de um novo Grupo

As empresas que representava o Firefox, Opera e o Safari resolveram se unir e criar um novo grupo chamado WHATWG, o objetivo desse grupo era manter e evoluir o HTML independentemente do que fosse decidido pelo W3C.
2007 – A Grande Proposta
Em 2007 o XHTML já estava na sua versão 2.0, o grupo WHATWG tinha evoluído a versão 4 do HTML e eles resolveram apresentar essa evolução ao W3C, o projeto feito pelo grupo realmente tinha ficado bom e o mais importante tinha retrocompatibilidade com a versão 4 do HTML, assim a W3C decidiu descontinuar o projeto XHTML e voltar com o HTML4.
2008 – HTML 5
Em 2008 foi lançando oficialmente a versão 5 do HTML, a principal diferença dessa versão é a separação entre estilo, semântica e interatividade a parte de estilo e feita pelo CSS3, semântica fica a cargo do próprio HTML e a interatividade é feita pela linguagem de programação JavaScript, hoje a web é inteiramente sustentada por essas trés tecnologias.
Recomendações de Estudos
Esse curso é muito bom, nele você aprenderá a fazer um website completo e totalmente responsivo. Recomendo demais.
O que aprenderei?
- Criar sites e aplicativos web
-
Iniciar no mundo da programação
-
Criar sites responsivos para o novo mundo mobile
Recomendação de Livro
Esse livro é muito bom pessoal, quem deseja se torna um ótimo profissional Front End precisa ler.
Resumo do Livro
Bem-vindo a uma melhor maneira de aprender HTML & CSS. Se você quer projetar, construir do zero ou ter mais controle sobre um site existente, este livro lhe ajudará a criar conteúdos atrativos e amigáveis. Sabemos que código pode ser um pouco intimidador, mas dê uma olhada e veja como este guia difere dos livros de programação mais tradicionais.
Avisos
Gente todo esse material que recomendo, é o meu material de estudo, jamais iria recomendar algo sem conhecer bem. Por favor caso você tenha mais alguma informação sobre o conteúdo que não tenha sido citado no post, deixa nos comentários, caso tenha gostado clica no botão curtir e compartilha o blog para todos os seus amigos, me ajuda a alcançar mais e mais desenvolvedores que estiver precisando aprender mais sobre FrontEnd.
Comentários